Reabilitação Pulmonar

Por muitos anos, o padrão de cuidados a pacientes pulmonares incluíam inatividade e descanso. O programa de reabilitação pulmonar encoraja exatamente o oposto e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuir a dispnéia (falta de ar), resgatar a integração social, promovendo condicionamento físico e estimulando a máxima independência nas atividades de vida diária e retorno à atividade produtiva e/ou lazer.

Estudos recentes têm demonstrado os benefícios da reabilitação pulmonar, pois envolvem os pacientes ativamente nos cuidados com sua própria saúde. Os programas têm sido desenvolvidos baseados na prevenção, na terapêutica e nos princípios de utilização de técnicas específicas de treinamento e estratégias para aumentar a capacidade física.

A reabilitação pulmonar tem como alvo os pacientes portadores de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (como o enfisema, a bronquite crônica e a asma brônquica), além de pacientes com problemas restritivos, como os portadores de doenças neuromusculares, fibrose pulmonar e cifoescolioses).

O programa de reabilitação pulmonar consiste em um período de avaliação e após essa avaliação os pacientes são submetidos a um período de treinamento.

O programa inclui treinamento aeróbico, exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores, alongamentos, reeducação da musculatura respiratória e orientações.