Pilates

Pilates

Oferecemos o melhor serviço de Pilates da região com a melhor metodologia de ensino. Contamos com professores formados em fisioterapia e especialistas no método e prezamos a qualidade no atendimento pois trabalhamos com no máximo 4 alunos por aula.

Exercícios completos e sistematizados que proporcionam saúde e bem estar para seu corpo e mente

Pilates é uma modalidade de exercício, desenvolvido por Joseph Humbertus Pilates, que enfatiza o desenvolvimento do corpo através da melhora da força, flexibilidade, postura e equilíbrio com exercícios dinâmicos e com resultados excelentes.

Pessoas que praticam Pilates se tornam mais fortes e mais capazes de fazer qualquer atividade diária com leveza e facilidade.

O Método Pilates é um sistema de exercícios físicos que promove equilíbrio entre corpo e mente, proporciona bem-estar, saúde e uma melhor qualidade de vida. Para atingir os benefícios e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza seis princípios: Centramento, Movimento Fluido, Respiração, Precisão, Controle e Concentração. Estes princípios serão descritos abaixo e explicados durante as aulas de Pilates.

  • Melhora sua postura;
  • Melhora a mobilidade e flexibilidade da coluna;
  • Distribui o tônus muscular e flexibilidade;
  • Melhora o equilíbrio e previne quedas em idosos;
  • Aumenta a estabilidade para a pelvis e ombros;
  • Promove a saúde das articulações através da melhoria da mobilidade e da musculatura que a envolve;
  • Alívio de tensões, stress e dores crônicas;
  • Oferece uma forma de exercícios segura e benéfica para uma grande variedade de condições médicas, incluindo escoliose, osteoporose, artrite e esclerose múltipla.
  • Aumenta resistência física e mental;
  • Corrige posturas erradas e promove mudanças em padrões posturais deficientes.
  • Melhora dos quadros de fibromilagia e depressão;
  • Alivia dores;
  • Ajuda a manter e melhorar a densidade óssea;
  • Desenvolve a função e eficiência pulmonar com a melhora da circulação;
  • Facilita a prevenção de doenças e a reabilitação física;
  • Desenvolve um melhor equilíbrio e coordenação, particularmente para os idosos;
  • Oferece uma forma de exercício excelente e segura para mulheres grávidas e pós-natal;
  • Complementa o treino para atletas e bailarinos.
  • Aumento da concentração;
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Bem estar global;

pilates

  • Faz você parecer e se sentir melhor;
  • Alivia o stress e a tensão e promove o sentimento de bem estar;
  • Expande a consciência corporal;
  • Integra corpo, mente e espírito;
  • Melhora a qualidade de vida.

“Pilates desenvolve a uniformidade do corpo, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva espírito.” Joseph Pilates.

O método Pilates é excelente para uma ampla gama de pessoas. Idosos, bailarinos, mulheres após terem filhos e pessoas que estão em diferentes fases de reabilitação física. Pilates pode ser praticado por pessoas de quaisquer idades e quaisquer condições físicas. Crianças, gestantes, puérperas (tanto de parto normal, quanto cesariana), atletas, cadeirantes, cardiopatas (neste caso sempre usamos monitor cardíaco durante as aulas).
Apesar de um pouco mais caro, a forma como as aulas são dadas e o nível técnico nos profissionais justificam o custo da aula de Pilates, pois é uma aula específica, desenhada e planejada para cada aluno em especial.

Muitas pessoas acabam adiando a decisão de fazer aula de pilates ou mesmo desistindo quando se deparam com os preços.

O valor cobrado pelas aulas de Pilates está associado ao alto nível da formação dos profissionais, ao custo de investimento inicial equipamentos e ao pequeno número de alunos por aula. No Studio Michelle Sena aceitamos no máximo 4 alunos por fisioterapeuta/ aula e existem studios que aceitam 6, 7 alunos. Com tantos alunos, a qualidade da aula cai muito.

Dependendo da região do país, a mensalidade cobrada para duas aulas por semana, pode variar de R$200,00 até R$550,00. Um fator importante que deve ser levado em conta é o atendimento personalizado característico do método. As aulas de Pilates, quando não são individuais, são dadas para 3 ou 4 pessoas, no máximo. Ao contrário das aulas de ginásticas em academia, que chegam a somar 20 ou mais pessoas numa mesma sala. O Pilates é baseado na atenção e consciência corporal. O olhar do professor deve estar sempre atento a cada movimento do aluno, como um personal trainer.

É importante ressaltar que o custo vale pelo tamanho do benefício. O Pilates conquistou o mundo pelo rápido resultado apresentado com uma rotina de treino. Resultados estes que previnem e tratam problemas de saúde como dores na coluna, ansiedade e tensões musculares decorrentes do stress. Sendo assim, se pensarmos que um mês inteiro de aulas de Pilates pode custar quase o mesmo do que uma sessão apenas de fisioterapia fica até barato.

A avaliação é muito importante e essencial ao sucesso do tratamento! Dra. Michelle fará avaliação postural, avaliação de condição física, avaliação de força, flexibilidade e postura. No caso do idoso será feita uma avaliação de equilíbrio e uma avaliação cognitiva. O momento da avaliação é o momento de fazer um plano de metas, tratamento, objetivos e em quanto tempo serão alcançados. No momento da avaliação Dra. Michelle avaliará quais são os exercícios indicados para cada caso. Se a cliente fará atividade aeróbica na avaliação Dra. Michelle fará também um teste na esteira para avaliar o condicionamento físico individual e a condição cardiovascular de cada cliente.
Adaptação é a chave para o sucesso do Pilates com uma variedade de pessoas. Todos os exercícios são desenvolvidos com modificações que podem fazer um treino seguro e estimulante para qualquer pessoa em qualquer nível. Na avaliação de Pilates é realizada uma seleção dos exercícios de acordo com a patologia, de acordo com a idade, com a capacidade física do cliente, enfim é desenvolvido um programa personalizado com exercícios específicos e sob medida para aquele cliente.
O ideal é que a reavaliação seja feita a cada 3 meses. É importante para avaliar os ganhos e as melhoras obtidas com o Pilates ou com o Gyrotonic. Tanto para o Pilates, quanto Gyrotonic a reavaliação deve ser feita a cada 3 meses. Existe um desconto que é exatamente para incentivar a cliente fazer a reavaliação, devido a importância deste procedimento para alcançar que a cliente alcance os seus objetivos. Constará na ficha de cada aluno a data da última avaliação. A cada 3 meses deverá ser feita outra reavaliação.
Crianças a partir de 4 anos podem fazer pilates. A aula é um pouco diferente com exercícios mais dinâmicos e poucas repetições, com um enfoque no trabalho postural com melhoras muito rápidas. Além de todos estes benefícios, o pilates kids fornece à criança melhora da auto-estima e auto-imagem. A criança que pratica pilates é uma criança mais segura e disciplinada. Em todas as aulas estes princípios são ensinados aos alunos do método Pilates. A criança melhora sua postura e apresenta um padrão de desenvolvimento motor mais elaborado. Imagine as melhoras que seu filho ou filha podem ter com o Pilates.
Os exercícios do Pilates foram desenvolvidos primeiramente em trabalhos corporais no solo e nos equipamentos, portanto Pilates não é o que a maioria das pessoas falam: “aquele exercício com bola.” Atualmente as academias vendem o método Pilates de forma errada, com aulas com muitas pessoas em um acessório que é a bola. A bola é apenas um acessório. Isso estimula o pensamento errôneo do que seja realmente o método Pilates. O autêntico método Pilates é o método que utiliza os aparelhos: Cadillac, Reformer, Lader Barril, Step Chair e Wall Unit. Se quer avaliar um Studio de Pilates, avalie se o Studio conta com esta aparelhagem e avalie também a formação do professor que deve ser Fisioterapeuta com especialização em Pilates.
De acordo com os objetivos delimitados para o cliente e de acordo com o tipo da aula, o Pilates perde peso sim. Entretanto o Gyrotonic se comparado ao método pilates, perde muito mais peso, pois apresenta um trabalho cardiovascular mais intenso, com aumento da freqüência cardíaca em maior proporção que em uma aula de Pilates.
Estes seis princípios são os ingredientes essenciais do Pilates e devem estar presentes em todas as aulas. O método Pilates sempre enfatizou a qualidade sobre a quantidade, e você verá que, ao contrário de muitos sistemas de exercício, os exercícios de Pilates não incluem um grande número de repetições para cada série. Em vez disso, fazer cada exercício pleno, com precisão, produz resultados significativos em um tempo mais curto do que jamais imaginamos.

No Pilates buscamos sempre que o cliente trabalhe os grupos musculares profundos. É um fortalecimente de dentro pra fora. Quando os músculos profundos são fortes e estão fazendo o trabalho deles, que é estabilizar a coluna e manter as vértebras com um espaço satisfatório entre elas, as dores nas costas são aliviadas. Os músculos estabilizadores da coluna são responsáveis pela manutenção da coluna em posturas de trabalho, e quanto mais forte eles estiverem, melhor.

À medida que você desenvolve seu núcleo de força, você desenvolve a estabilidade em todo o seu tronco. Pilates faz com que a musculatura do seu tronco e de todo o seu corpo esteja devidamente estabilizada e forte, desta forma, a pressão sobre as coluna é aliviada e o organismo é capaz de se mover livremente e de forma eficiente.