Acupuntura

Acupuntura

Oferecemos acupuntura e um programa de emagrecimento com auriculoacupuntura e nutrição que fornece excelentes resultados. Temos o nutricontrol, que é um programa  onde a nutricionista te acompanha sempre para alcançar os melhores objetivos.

A acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação ) é um ramo da medicina tradicional chinesa, aprovada pela sua eficácia e reconhecida como especialidade pela OMS- Organização Mundial da Saúde. O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico, e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativas ou complementares como a auriculoterapia.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas sessões, com freqüência definida pelo profissional.

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

As pesquisas tem demonstrado que a acupuntura pode realmente desativar áreas do cérebro associadas a dores e a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional. É indicada para pacientes dependentes químicos( cigarro, álcool), pacientes que sofrem de insônia, e problemas de fertilidade e stress. Tem um excelente resultado também para problemas ortopédicos de quaisquer natureza.

Na avaliação será determinado o número de sessões que o paciente fará. Já na avaliação é realizada a primeira sessão. Entretanto na maioria dos casos é recomendado que o paciente faça após alta uma sessão por mês, ou duas, para manutenção do processo de melhora.

As agulhas utilizadas são de material cirúrgico e são descartáveis a cada sessão. A mesma agulha nunca será utilizada outra vez. A sessão dura uma hora e em média são ativados 100 pontos por sessão, em média.