Melhorando a vida das pessoas há mais de 80 anos

Joseph Pilates nasceu perto de Düsseldorf, Alemanha, em 1880. Pouco se sabe sobre o seu início da vida, mas ele parece ter sido uma criança frágil, que sofreu de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação para superar estes problemas o levou a tornar-se um competente ginasta, adepto às artes marciais e práticas corporais.

historia-pilates

Em 1912 Pilates vivia na Inglaterra, trabalhava em um circo itinerante, era boxeador e instrutor de auto-defesa. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi internado com outros cidadãos alemães. Durante este tempo, ele desenvolveu sua técnica de condicionamento físico, ensinando seus colegas internados. Durante a última parte da guerra, ele serviu como um ordenado em um hospital na ilha de Man, onde trabalhou com os pacientes incapazes de caminhar. Ele atachou molas de camas nas camas do hospital para ajudar a apoiar os membros das doentes, levando ao desenvolvimento de sua famosa peça de equipamento conhecido como “Cadillac”. Grande parte do seu equipamento, embora ligeiramente adaptado, ainda está em uso hoje em muitos Pilates Studios.

Pilates emigrou para o E.U.A. no início dos anos 1920 e inaugurou um estúdio de condicionamento do corpo com sua esposa Clara, em Nova Iorque em 1926. O grande destaque do estúdio era o aparelho concebido para promover o seu trabalho de reabilitação, o Cadillac. Ela logo se tornou muito popular, principalmente com a comunidade da dança, uma vez que ofereceu uma oportunidade para melhorar a técnica ou se recuperar de lesões. A notícia se espalhou rapidamente e muitas celebridades da época visitaram seu estúdio. Entre eles, incluíram lendas da dança, como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Jerome Robbins, George Balanchine e Martha Graham, bem como o ator José Ferrer e o autor Christopher Isherwood.

Em 1932 Pilates publicou um livro denominado “Sua Saúde” e em 1945, publicou uma outro chamado “Retorno para a vida através da contrologia”. Através destes livros e através de seus alunos, o seu método se espalhou muito após sua morte em 1967 na idade de 87. Seu método de exercício foi chamado Contrologia. Foi só após a sua morte que se tornou conhecido como Pilates ou o método de Pilates.

O método Pilates tem evoluído progressivamente e integrada pensamentos atuais da biomecânica. No entanto, as raízes da técnica são mergulhadas na filosofia e padrões de movimentos concebidos por Joseph Pilates, mais de 70 anos atrás. Hoje o seu método principal ainda é ensinado, entretranto devido ao desenvolvimento da fisioterapia moderna e biomecânica, o método ganhou adaptações de acordo com a condição física de cada cliente, que merece ser avaliado e respeitado em todas as suas potencialidades e limitações.

studio-pilates

Em 1991, foi criado o primeiro estúdio brasileiro de Pilates. A grande responsável por tal empreendimento foi Alice Becker Denovaro. Graduada em Dança pela Universidade da UFBA e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles, foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da técnica de Pilates.

Em 1996, Inélia Garcia, após ter feito a sua certificação com Romana Kryzanowska, iniciou também em São Paulo os trabalhos com a Técnica de Pilates. Licenciada pelo “The Pilates Studio”, Inélia vem também promovendo cursos de formação no Brasil. A fisioterpeuta Michelle Sena fez sua formação com Inélia Garcia e pela escola Physiopilates que é a escola mais tradicional no ensino do método. Todas as fisioterapeutas do Studio Michelle Sena tem curso de formação completa em Pilates.